11/10/2018

Elza Soares e "O que se cala", sua nova música

Elza Soares acaba de divulgar o clipe de O que se cala. A canção, que abre o mais recente álbum da cantora, Deus é Mulher, dá o tom político do trabalho da artista veterana.

Com direção de Ana Julia Travia e Cesar Gananian, o vídeo foi disponibilizado no YouTube na quarta-feira (10).

A produção, que explora o conceito de lugar de fala — termo usado para discutir o lugar social de onde cada indivíduo se apresenta no mundo —, abre espaço para grupos sociais historicamente reprimidos.

No vídeo, Elza aparece guiando o próprio microfone. A partir desse lugar, que a cantora afirma ser a posição de onde expressa suas visões políticas e sociais, ela canta: "Minha voz uso para dizer o que se cala. O meu país é o meu lugar de fala".

Em publicação no Instagram, a cantora comenta que a música tem por objetivo explorar temáticas e denúncias políticas que são caladas por interesses pessoais. “É um grito de liberdade”, diz a artista de 87 anos.

Elza Soares lançou o álbum Deus É Mulher, 33º da carreira, em maio de 2018. Com 11 faixas inéditas, o disco aborda temas que permanecem atuais no Brasil: o preconceito racial, a corrupção, a violência doméstica e o machismo.

O trabalho contou com algumas participações especiais, como do grupo Ilú Obá de Min, na percussão e vozes de Dentro de Cada Um, parceria entre Luciano Mello e Pedro Loureiro, e Banho, de Tulipa Ruiz.

" " " "