27/12/2018

Morre o guitarrista Guto Barros, aos 61 anos

Se a maior proeza de um guitarrista é fazer pelo menos um solo marcante que fique eternamente na memória afetiva do ouvinte de música pop, o carioca Guto Barros (30 de julho de 1957 – 25 de dezembro de 2018) sai de cena com a missão cumprida.

É dele o solo de guitarra da gravação original da balada Me chama (Lobão, 1984), uma das músicas mais emblemáticas do repertório de Lobão. A ponto de ter sido regravada por ninguém menos do que João Gilberto. É dele também o solo do primeiro registro fonográfico de Corações psicodélicos (Lobão, Bernardo Vilhena e Júlio Barroso, 1984).

Guto Barros morreu no dia 25, aos 61 anos, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), de causas não reveladas pelos filhos do compositor e músico no comunicado postado em rede social sobre o falecimento do artista.

Tendo estudado na referencial Berklee College of Music, escola norte-americana de música, Guto é nome associado ao mais informal rock brasileiro dos anos 80. O toque da guitarra do músico faz parte, em especial, da história do controvertido Lobão. E também da trajetória de Evandro Mesquita, líder e mentor da Blitz, banda cujo primeiro grande sucesso, Você não soube me amar (1982), trouxe a assinatura de Guto Barros ao lado dos nomes de Evandro, Ricardo Barreto e Zeca Mendigo.

Barros chegou a participar de grupo que seria o embrião da Blitz. Contudo, o ingresso oficial de Barros foi na banda Lobão e Os Ronaldos. Como integrante desse grupo, Barros gravou o álbum Ronaldo foi pra guerra, lançado em 1984.

Foi no repertório desse álbum que a balada Me chama apareceu ao lado de músicas compostas por Guto Barros como Dr. Raimundo, Não tô entendendo, Teoria da relatividade (assinada com Lobão) e a composição-título Ronaldo foi pra guerra (assinada por ele em parceria com Hélcio e o próprio Lobão).

Mais tarde, a partir de 1986, quando a banda Lobão e os Ronaldos já havia sido dissolvida, Guto Barros se tornou parceiro de Evandro Mesquita quando o vocalista da Blitz tentou engatar carreira solo. Com Evandro, o guitarrista compositor fez músicas como Assim falou Sapaim (1986), Aeroplano azul inflável (1988) e Greg e sua gang (esta com a adesão de Chacal, 1986).

Nos anos 1990, Guto Barros integrou a banda Aerosex, cujo som era calcado em mix de blues e rock. Contudo, foi mesmo na década de 1980 que o guitarrista deixou a marca dele na geração pop brasileira.

 

Fonte: G1 Mauro Ferreira

" " " "