13/02/2019

Elis e Tom, disco de 1974, inspirará musical de teatro

Ao ser lançado em 1974, o álbum Elis & Tom colheu elogios superlativos. Exaltações até certo ponto naturais e previsíveis, já que tratava-se do disco que reuniu Elis Regina (17 de março de 1945 – 19 de janeiro de 1982) – uma das maiores cantoras do Brasil e do mundo – com Antonio Carlos Jobim (25 de janeiro de 1927 – 8 de dezembro de 1994), um dos maiores compositores do Brasil e do mundo.

Contudo, foram tensas as gravações realizadas no MGM Studios em Los Angeles (EUA), nos Estados Unidos, de 22 de fevereiro a 9 de março daquele ano de 1974. Tudo ficou bem quando acabou bem, mas o fato é que Elis e Tom nem sempre se afinaram no processo de criação do disco, sobretudo por conta de Jobim, desconfiado com o uso de instrumentos elétricos por César Camargo Mariano. Pianista e, na época, marido de Elis, Mariano foi nome fundamental na formatação do álbum produzido por Aloysio de Oliveira (1914 – 1995). Ao pianista foi confiada a missão de fazer os arranjos do disco, com exceção da faixa Modinha (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958), arranjada por Tom.

Decorridos 45 anos do lançamento original do álbum, relançado em CD pela primeira vez em 1990, todos os dramas, humores e músicas saem dos bastidores para o palco. O álbum Elis & Tom é o mote do texto de musical de teatro programado para estrear na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em meados deste ano de 2019 com Lilian Menezes e Claudio Lins nas peles de Elis Regina e Tom Jobim.

Elis & Tom é o primeiro disco brasileiro a gerar um musical de teatro, gênero que tende a explorar perfis biográficos de ídolos da música brasileira. A primazia tem tudo a ver com um álbum histórico desde que foi gravado.

Não, Elis & Tom não é o melhor disco de Elis (o álbum Elis de 1972 e o Falso brilhante de 1976 são mais impactantes e ainda soam mais fortes dentro do conjunto da obra da cantora gaúcha), mas é um disco de valor atemporal pelo repertório imperecível e pela bossa dos arranjos.

Somente o dueto de Elis com Tom no samba Águas de março (Antonio Carlos Jobim, 1972) – música que tanto Tom quanto Elis já haviam gravado em 1972, ano de lançamento da composição – já basta para pôs Elis & Tom em qualquer antologia fonográfica da música brasileira.

De todo modo, Elis & Tom é o disco de Elis que mais oferece pano para manga, ou seja, história para livro, documentário e, no caso, musical de teatro.

 

 

Fonte: G1 Mauro Ferreira

" " " "