27/02/2019

Morre o cantor e compositor Tavito

O cantor e compositor Tavito morreu na última terça-feira (26) aos 71 anos em São Paulo. O músico lutava contra um câncer no pescoço. Luís Otávio de Melo Carvalho nasceu em Belo Horizonte em 1948, e fez parte do agrupamento de músicos que se tornaram conhecidos como Clube da Esquina.

Tavito despontou como integrante do Som Imaginário, o grupo formado para acompanhar Milton Nascimento em sua excursão de 1970. A banda, que misturava rock psicodélico e progressivo com música brasileira, seguiu carreira própria, lançando três discos cultuados, e muito diversos entre si, na primeira metade da década de 70.

Como compositor, sua canção mais lembrada é Casa no Campo, escrita em parceria com Zé Rodrix e gravada por Elis Regina em 1972.

Com a sua voz, ele fez sucesso com a nostálgica Rua Ramalhete, que segue muito tocada em rádios especializadas em flashback. A música estava presente em seu primeiro disco solo, lançado em 1979.

Ele ainda lançaria mais dois álbuns nos anos seguintes, mas acabaria desenvolvendo uma bem sucedida carreira na publicidade, na criação de jingles. É dele por exemplo, em parceria com Aldir Blanc, a vinheta Coração Verde e Amarelo, o tema da Globo criado para a Copa de 1994 e que ainda hoje é usado pela emissora em suas transmissões ("Eu sei que vou/Vou do jeito que eu sei/De gol em gol, com direito a replay...").

 

 

Fonte: Vagalume

" " " "