07/03/2019

As mulheres mais influentes do mundo da música

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, selecionamos algumas das mulheres mais influentes do mundo da música, nacional e internacional. Todas são igualmente maravilhosas, e assim como as mulheres do mundo inteiro, merecem nossa homenagem e admiração. E viva as mulheres!

 

1 - Madonna

 

Madonna

 

Amada por muitos e odiada por muitos outros. Madonna é um ícone que gera várias discussões por seus feitos na carreira. E o fato dela gerar discussões em tempo presente ou futuro já à torna bastante influente. É marcada pela sexualidade exacerbada, pelo corpo cirurgicamente perfeito, um modelo de mulher que não segue o que foi imposto, se porta da maneira que quer. Considerada também a rainha do pop, emplacou muitos prêmios pra ganhar esse título e sem dúvida é a influência musical principal de muitas cantoras que gostamos.

 

2 – Janis Joplin 

 

Janis

 

Janis é marcada pelo seu estilo rebelde. Sabemos em sua história que a cantora vivia muitos conflitos consigo mesma, pela dificuldade em ser aceita pelos outros e sendo tão diferente desses. Passou por humilhações pesadas na juventude, fato que sem dúvida atravessou sua personalidade. Mesmo vivendo somente 27 anos, a cantora superou muitos obstáculos impostos e inovou o cenário musical, principalmente do rock e do blues. Influenciando cantoras, como por exemplo, Pink.

 

3 – D. Ivone Lara

 

Ivone

 

Lembrando que temos grandes mulheres na música brasileira também. Dona Ivone é a rainha do samba, porém, se deparou com o preconceito por ser mulher e sambista muitas vezes pelo caminho. Foi casada com o filho de Afredo Costa, presidente do escola de samba Prazer da Serrinha. Compôs um hino que se tornou oficial e logo, quando foi fundado o Império Serrano, Dona Ivone já assumiu a ala das baianas, bem como, foi a primeira a fazer parte da ala de compositores.

 

4 – Cassia Eller

 

Cassia

 

É uma das cantoras mais importantes da música brasileira, sem dúvida. Sua obra jamais será apagada ou esquecida, e suas influências estarão por aí por um longo tempo. Uma roqueira com MPB na veia que não se importou com olhares recriminantes. Fez show com os seios de fora, contrapondo todos os limites da cultura machista, que era muito mais forte nos anos 90. A dualidade rock/blues marcam seu estilo musical que vimos influenciar muitas cantoras de MPB atuais.

 

5 – Elza Soares

 

Elza

 

Não é atoa que associamos a cantora pela sua luta e superação. Sua história é marcada por muitas perdas consideradas difíceis de lidar. Elza foi considerada a mulher do milênio pela BBC. Nascida nos anos 30, canta até hoje, sempre atual e acompanhando a época e desaguando mensagens que ajudam nos movimentos atuais. Essa proposta de ainda ter uma grande influência na música, pode ser mais uma vez constatada no seu último CD, “A Mulher do Fim do Mundo”.

 

6 – Nina Simone

 

Nina

 

Nina Simone é uma das mais queridas aqui na coluna. É um mulherão! Representou a resistência em tempos de reposta hostil  a quem contrariasse as imposições da época. Foi uma das melhores pianistas que o jazz já viu, aperfeiçoada nos moldes do piano clássico. Seu timbre de voz, um contralto marcante que foi descoberto por acaso, anunciou a luta contra a opressão racial.

 

7 – Aretha Franklin

 

Aretha

 

A rainha do soul se destaca com naturalidade. Cresceu num ambiente de músicos, sua inclinação musical se manifestou cedo por isso. Aos 14 anos já tinha músicas gravadas. É influência de outras grandes mulheres, como a própria Nina Simone. O gênero de música gospel americano é recheado de cantores incríveis, com um poderio de voz danado. Aretha foi criada em lar evangélico e esse “DNA gospel” que pairou sua carreira, foi um diferencial para as obras repletas de originalidade da cantora.

 

8 – Elis Regina

 

Elis

 

Conhecida por sua presença de palco histriônica, sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.

 

9 – Carmen Miranda

 

Carmen

 

Nasceu em Portugal mas se tornou brasileira. Sua imagem se mistura com a identidade da cultura brasileira. Estourou com “Pra você gostar de mim…” que é sucesso implacável em todos os carnavais. Alimentou com avidez o sonho de ser artista e sua voz a fez chegar até esse sonho. Chegou a se apresentar para o então presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt. É considerada sambista e é uma das brasileiras mais famosas do mundo. Seu legado na história da música é digno.

 

10 – Whitney Houston 

 

Whitney

 

Ela foi a artista mais premiada que existiu. Emplacou a maior parte dos seus prêmios nos anos 80 e 90. Grammys, Emmys, prêmios realizados pela MTV, etc, a artista ganhou muito reconhecimento. Influencia Beyoncé, Mariah Carey, Alicia Keys, Christina Aguilera e muitas outras que atualmente estão nas paradas. O legado de Whitney irá perdurar por gerações, com sua voz única, lendária, impactante com uma das maiores potências já ouvidas.

 

 

Fonte: Woo

" " " "