17/06/2019

Noel e Liam: A rincha dos Gallagher

No final de 2017, Liam Gallagher lançou seu primeiro disco solo "As you were", no mesmo período do terceiro álbum do seu irmão, "Who built the moon". O single "Holy mountain", de Noel Gallagher and the High Flying Byrds, saiu com só três dias de diferença do disco de Liam.

Parecia que estavam provocando as comparações: os ex-colegas brigões de Oasis trocavam ofensas enquanto divulgavam as suas respectivas músicas.

Dois anos depois, eles voltam a soltar seus projetos com sincronia: uma semana depois de Liam divulgar o single "Shockwave", do seu próximo álbum, Noel solta um EP, "Black star dancing". A reação de Liam ao som atual do irmão é simples. "Vá se f*der", ele escreveu no Twitter.

A pontualidade britânica dos lançamentos e xingamentos é suspeita, ainda mais que repete uma estratégia dos anos 90. Naquela época, o Oasis e o Blur trocavam ofensas que repercutiam na mídia e ajudavam a divulgar as faixas que virariam clássicos do britpop.

 

Tempo igual, som oposto

Se as novidades chegam na mesma safra, o conteúdo é cada vez mais diferente. Liam aposta no rock direto e barulhento das origens do Oasis; Noel arrisca um "space rock", cheio de efeitos, remixes e influências de U2, David Bowie e disco music.

Desde o fim do Oasis, em 2009, Noel promete um disco de eletrônica. Ele até gravou com o duo Amorphous Androgynous, mas largou o projeto. O EP "Black star dancing" é como uma versão leve desta guinada - um pouco dançante e com colagens de estúdio, mas nem tanto.

Noel ainda diz que vai lançar mais dois EPs em 2019. Ainda não anunciou as datas, mas dá para arriscar que serão próximas dos singles de Liam neste ano. Pelo menos a briga é produtiva.

 

 

 

Fonte: G1 Pop e Arte

 

" " " "