23/12/2019

Sepultura lança 2º single do álbum 'Quadra'

Last time – segundo single do 15º álbum de estúdio da banda Sepultura, Quadra – aportou nas plataformas do Brasil na sexta-feira, 20 de dezembro, com status de ser o primeiro single inteiramente inédito do disco programado para ser lançado em 7 de fevereiro de 2020 em escala mundial.

O aguçado sabor de novidade é explicado pelo fato de o primeiro single oficial do álbum, Isolation, lançado em 8 de novembro, ter apresentado composição (de autoria do vocalista e compositor Derrick Green) então já revelada há um mês pelo Sepultura, em primeira mão mundial, no show feito pela banda mineira na edição de 2019 do festival Rock in Rio.

Para piorar a situação, o single Isolation teve acesso dificultado no Brasil pelo fato de, na época do lançamento oficial da música, o grupo ainda não ter assinado contrato com a gravadora, BMG, que vai distribuir o álbum Quadra no Brasil e nos demais países da América Latina (o lançamento do disco no resto do mundo será orquestrado pela Nuclear Blast Records). Tanto que somente neste mês de dezembro o single Isolation fica efetivamente disponível nas plataformas nacionais no registro fonográfico que será ouvido no álbum Quadra.

Resolvida a questão da distribuição dos singles e do álbum, a poderosa pegada thrash de Last time – composição assinada conjuntamente por Andreas Kisser (guitarra), Derrick Green (voz), Eloy Casagrande (bateria) e Paulo Xisto Pinto Jr. (baixo) – é o tema que vem mobilizando atualmente os seguidores do Sepultura.

“Last time é uma música com a qual muitos de nós podemos se identificar ou até mesmo encontrar nas relações que temos com outras pessoas que estão tentando superar um vício. Nos tempos em que vivemos, é uma luta que todos devemos enfrentar”, mais confunde do que explica o guitarrista Andreas Kisser ao conceituar a música em nota oficial do Sepultura sobre o lançamento do segundo single do álbum Quadra.

Em bom português, passagens climáticas da gravação, aliadas à vigorosa pegada thrash da faixa, atestam que o pulso do Sepultura ainda pulsa.

Gravado na Suécia com produção de Jens Bogren, o álbum Quadra tem a participação de Emmily Barreto, vocalista da banda potiguar Far From Alaska.

O repertório inédito e autoral está estruturado no disco como se a banda tivesse gravado um LP duplo, com quatro lados. “O lado A, aberto com Isolation, é mais tradicional, thrash, e representa o discurso do Sepultura, mas sempre com elementos novos. O lado B é mais percussivo, com ritmos brasileiros. O C vai um pouco mais além com o violão, sendo mais instrumental como característica geral. E o D é aquela coisa mais groovada, lenta, com melodia”, diferencia Andreas Kisser.

Quadra é o primeiro álbum de estúdio do Sepultura desde o excelente Machine messiah, lançado em 2017. E, a julgar pelo single Last time, o álbum resultará à altura do antecessor.

 

 

 

 

 

Fonte: G1 Mauro Ferreira

" " " "