20/01/2020

Francisco, El Hombre lança single 'Matilha'

Matilha:: coleira ou cólera, single lançado pela banda paulista Francisco, El Hombre em 17 de janeiro, confirma a coerente ideologia política desse quinteto que vem ganhando relevância a cada dia após ter apresentado dois álbuns incendiários, "Soltasbruxa' (2016) e "Rasgacabeza" (2019).

“Faço afronte, faço a frente / A matilha é persistente / Se recria o horizonte quando a gente toma a frente / Canta aí, canta aí: / Educar e Resistir / Canta aí até fazer ele cair e tremer / A Matilha faz o chão tremer... / Faz o chão tremer!”, brada a banda com energia, pregando união, resistência e combate na acelerada e raivosa batida roqueira de Matilha:: coleira ou cólera.

Inédita, a composição tem autoria creditada aos cinco integrantes de Francisco, El Hombre (Mateo Piracés-Ugarte, Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés-Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Rafael Gomes da Silva).

O vigor militante da música é potencializado pelas impactantes imagens do clipe filmado em rua do centro da cidade de São Paulo (SP) com elenco que inclui estudantes, integrantes do movimento indígena e agricultores. Áudios inseridos no clipe aludem a crimes de homofobia, racismo e à violência das periferias que vitima cotidianamente a população mais pobre.

Ao soltar os bichos nesse single alinhado à esquerda na polarização em voga no Brasil de 2020, a banda Francisco, El Hombre se mostra cada vez mais relevante na trincheira do universo pop nacional, provando que o pulso do rock brasileiro ainda pulsa, mesmo que o som da banda extrapole a fronteira do rock.

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1 Mauro Ferreira