A se julgar pelo seu primeiro single, os fãs do Pearl Jam podem esperar uma banda de fôlego renovado e apostando em novas sonoridades em seu novo álbum. A banda lançou há pouco "Dance of the Clairvoyants" e ele mostra que o quinteto deverá surpreender em "Gigaton", o 11° álbum deles que será lançado em 20 de março.
Chama a atenção a influência dos Talking Heads na música, algo que os fãs perceberam nos comentários que estão sendo postados no YouTube. A banda liderada por David Byrne surgiu em Nova York no começo dos anos 70, no embrião do movimento punk, mas se especializou em um som mais experimental, intelectualizado e aberto para influências diversas, como a da música africana.
Vedder já declarou publicamente a sua admiração pela banda e Byrne, que seguiu em carreia solo com o fim da banda no começo dos anos 90. No Lollapalooza de 2018 quando o Pearl Jam e o cantor se apresentaram no mesmo dia no festival isso ficou claro.
O vocalista agradeceu Byrne por ter feito um grande show horas antes e ainda cantou meio que no improviso "Pulled Up", a canção que encerra o primeiro álbum da banda ("Talking Heads 77").
Fonte: Vagalume