05/10/2020

Tiê lança EP com inéditas

Em cena a partir de 2007, Tiê vem se equilibrando entre as regras do mercado fonográfico e a liberdade dos artistas independentes desde que, contratada pela gravadora Warner Music, ascendeu ao mainstream em 2015 com o estouro nacional da canção A noite (La notte, Giuseppe Anastasi, 2012, em versão em português de Adriano Cintra, André Whoong, Rita Wainer e Tiê, 2014).

Esse equilíbrio delicado ficou bem nítido em Gaya (2017), quarto álbum de estúdio dessa artista paulistana que começou a chamar atenção na cena indie de São Paulo com o primeiro álbum, Sweet jardim (2009).

Disco lançado sem aviso prévio na sexta-feira, 2 de outubro, Kudra – EP com inéditas seis músicas autorais da cantora e compositora – não a liberta totalmente do jugo mercadológico, visto que a música mais banal da safra gravada durante a pandemia, Lado bom (André Whoong, Gianni Salles e Tiê), é justamente a faixa escolhida pela gravadora para promover Kudra. Mas o disco já representa um avanço na reconquista das emoções reais.

Com 22 minutos, o EP – gravado no estúdio Rosa Flamingo com produção musical dividida entre André Whoong, Adriano Cintra, Gianni Salles e Flávio Juliano – adiciona algumas flores ao doce jardim de Tiê. Canção melodiosa que versa com sensibilidade sobre a a transformação da mulher a partir do parto, E nasce uma mãe (André Whoong, Serginho e Tiê) é um delas e exala o perfume suave da música de Tiê.

Filha da artista, Amora se junta à mãe no EP para encorpar os vocais da música-título Kudra (Flávio Juliano e Tiê), composta em inglês e imersa em sedutora atmosfera sonora criada a partir da interação de instrumentos orgânicos (sobretudo do toque do violão) com as programações de André Whoong, produtor da faixa. O arranjo ganha crescente intensidade.

E daí? é faixa de batida sintetizada cantada por Tiê com Filipe Catto, coautor da música também assinada por Tiê e por André Whoong. O verso-refrão-título surte efeito de mantra na gravação produzida por Whoong com Adriano Cintra.

Música que abre o EP Kudra, Crepúsculo se acende em ambiência folk em gravação produzida por Gianni Salles com Flávio Juliano, parceiro de Tiê na composição.

Completando o repertório do disco, há a canção Estranhos (Adriano Cintra, Dani Vellocet e Tiê), faixa que concilia a delicadeza confessional da obra da artista com a embalagem pop eletrônica da faixa. É nessa balança que Tiê busca estabilidade em Kudra, disco de boas músicas e vibrações.

 

 

 

 

 

Fonte: G1 Mauro Ferreira

" " " "