12/11/2020

Queen recebe dois novos discos de ouro

Depois de muitas décadas, finalmente duas das canções mais emblemáticas do Queen, "Love Of My Life" e "Radio Ga Ga", ganharam certificados de ouro e/ou platina nos EUA. A confirmação foi dada pela RIAA - a entidade responsável por assegurar os números nos Estados Unidos.

"Love Of My Life", que ganhou disco de ouro, tem uma trajetória curiosa. Originalmente ela era apenas uma faixa no álbum "A Night At The Opera", de 1975 e tinha uma arranjo com harpa e solo de guitarra. Ao vivo, a canção foi rearranjada em formato acústico para voz (Freddie Mercury) e violão (Brian May) e se tornou um dos momentos chave dos shows do quarteto, com grande participação da plateia. Quando o grupo lançou "Live Killers", seu primeiro disco ao vivo (1979), é claro que ela estava lá.

Desta vez ela saiu em compacto, mas, curiosamente, só estourou no Brasil e Argentina e anos depois, em 1981, quando eles estiveram na América do Sul pela primeira vez. O sucesso justificou a inclusão da faixa nas edições desses dois países (e também na venezuelana e mexicana) da compilação "Greatest Hits" de 1981, em substituição a "Seven Seas Of Rhye". Com o passar dos anos a música foi ganhando mais relevância e, hoje em dia, é impossível imaginar uma compilação do quarteto, ou um show de Queen + Adam Lambert, sem a canção.

"Radio Ga Ga" já tem uma trajetória diferente. Lançada em 1985, ela rapidamente estourou em diversos países, mas, nos Estados Unidos, ela não foi além da 16ª posição na Billboard. Pois agora, 35 anos depois, ela ganhou certificado de platina no país, prova de que o Queen hoje é muito mais popular na América do que jamais foi enquanto banda em plena atividade- a formação original fez seus derradeiros shows por lá em 1982.

Para encerrar, uma curiosidade final: não foi só o Queen que ganhou um certificado de vendagem depois de muito tempo. "Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)", o clássico da dance music lançado em 1991 pelo C&C Music Factory, ganhou só agora, o seu segundo disco de platina (o primeiro foi ganho há quase 30 anos).

 

 

 

 

 

Fonte: Vagalume