30/11/2020

Morre David Prowse, o Darth Vader

O ator e fisiculturista britânico David Prowse, que se tornou conhecido por emprestar o corpo - embora não a voz - a Darth Vader na trilogia original de Star Wars morreu neste sábado (28), aos 85 anos. A informação foi revelada pelo The Hollywood Reporter e confirmada em um tuíte da agência que cuidava da carreira de Prowse.

Com 2m de altura, Prowse foi notado por George Lucas em um papel que fez no filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. O diretor chegou a cogitá-lo também para o papel de Chewbacca, mas Prowse acabou levando o de Vader. Graças a um sotaque inglês excessivamente carregado -- e, segundo ele, a problemas de dicção com a máscara do vilão --, Prowse teve suas falas substituídas pelas de James Earl Jones, que acabou se tornando ainda mais conhecido por fazer a voz oficial de Lord Vader.

Apesar disso e de toda a presença midiática construída por Earl Jones, Prowse era reconhecido por muitos como o verdadeiro Darth Vader. Em um tuíte de 2018, MarK Hammil esclareceu: "David Prowse É Darth Vader. James Earl Jones é sua voz."  

A carreira de Prowse, que também atuou como Frankenstein em três filmes nos anos 1970, foi registrada em seu livro de memórias Straight From the Force's Mouth e no documentário de 2015 I Am Your Father.

 

 

 

 

Fonte: Omelete