03/12/2020

18º Flip acontece em edição virtual

A 18ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começou na quinta-feira (3) em formato virtual devido à pandemia de coronavírus. A programação será composta por mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais, além de vídeos gravados.

 

Destaques da programação

Bernardine Evaristo: escritora de Londres tem oito livros de diversos gêneros: romance, conto, poesia, ensaio e teatro. No ano passado, venceu o Booker Prize pela obra "Garota, mulher, outras" e se tornou a primeira autora negra a receber a premiação.

Pilar Quintana: escritora colombiana tem romances e contos. Seu livro mais recente, "A Cachorra", foi anunciado na lista estendida do National Book Award, além de ter ganhado prêmios na Colômbia. Em 2007, a autora foi selecionada como um dos 39 escritores com até 39 anos de maior relevância da América Latina pelo Hay Festival, no País de Gales.

Caetano Veloso: um dos maiores nomes da música popular brasileira, cantor vai apresentar seu livro recém-lançado, "Narciso em férias". No livro, ele relata os impactos dos 54 dias vividos no cárcere.

Regina Porter: a autora americana é uma dramaturga premiada. Em seu primeiro romance, "Os viajantes", lançado em julho de 2019, ela narra a história de duas famílias, uma negra e uma branca, que começa após a segunda guerra mundial e se desenvolve por seis décadas.

Itamar Vieira Junior: Autor baiano acabou de vencer o Prêmio Jabuti na categoria romance literário com o romance "Torto arado". Nascido em Salvador, é também geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos e estuda a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro.

Eileen Myles: Escritora dos Estados Unidos tem 20 livros publicados, entre obras de poesia, jornalismo literário e ficção. Com um trabalho principalmente sobre as temáticas lésbica, queer e de identidade de gênero, Myles já venceu alguns prêmios literários, entre eles o Shelley da Poetry Society of America. Em 2019, lançou no Brasil o romance "Chelsea Girls".

 

Flip virtual

Inicialmente, a Flip 2020 estava prevista para acontecer de 29 de julho a 2 de agosto, mas foi adiada para novembro em um primeiro momento.

"Este é um ano atípico, por isso optamos por este formato. A Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty", explica Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.

 

Veja abaixo a programação completa:

Quinta-feira (3)

18h - Mesa 1 | Diásporas com Bernardine Evaristo e Stephanie Borges

20h30 - Mesa 2 | Zé Kleber: Ciranda 20h30 com Fernando e Marcello Alcantara

 

Sexta-feira (4)

16h - Mesa 3 | Florestas vivas, com Jonathan Safran Foer e Márcia Kambeba

18h - Mesa 4 | Eileen para presidente!, com Eileen Myles

20h30 - Mesa 5 | Animais abatidos, com Pilar Quintana e Ana Paula Maia

 

Sábado (5)

16h - Mesa 6 | Sobre o autoritarismo, com Lilia Moritz Schwarcz

18h - Mesa 7 | Ancestralidades, com Chigozie Obioma e Itamar Vieira Junior

20h30 - Mesa 8 | Transições, com Caetano Veloso e Paul B. Preciado

 

Domingo (6)

14h - Mesa 9 | Zé Kleber: Sarau, com Rodrigo Ciríaco e Elisa Pereira

16h - Mesa 10 | Batidas, com Regina Porter e Jeferson Tenório

18h - Mesa 11 | Vocigrafias insurgentes, com Danez Smith e Jota Mombaça

20h30 - Mesa 12 | Zé Kleber: Slam, com Nathalia Leal e Luz Ribeiro

 

 

 

 

 

Fonte: G1 Pop e Arte