13/05/2021

Polêmica no Globo de Ouro

Tom Cruise resolveu devolver seus três troféus do Globo de Ouro, após a premiação ser envolvida em uma série de polêmicas sobre a falta de diversidade e supostos subornos em troca de indicações ao prêmio.

Cruise venceu o Globo de Ouro pela primeira vez em 1990, por Nascido em 4 de Julho, e repetiu o feito em 1997, por Jerry Maguire - A Grande Virada, e em 2000 por Magnólia. Segundo o IndieWire, ele enviou as estatuetas para a sede da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood hoje (10).

Mais cedo o canal NBC anunciou que não exibirá o evento em 2022 - o que deixa a cerimônia sem uma transmissão oficial, e a HFPA anunciou uma "reforma institucional" para corrigir os erros. 

O movimento vem como resposta à uma recente reportagem do Los Angeles Times que detalhou práticas duvidosas da Associação, além de constatar que, dos 87 membros, não há nenhum negro na organização. 

A matéria do jornal acusou também a Associação de receber presentes em troca de indicações ao Globo de Ouro. Como exemplo, a reportagem revelou que a Netflix presenteou diversos membros com viagens de luxo à Paris, antes da série Emily In Paris receber suas 2 indicações no prêmio deste ano. A produção da plataforma foi mal-recebida pela crítica e suas indicações chegaram a ser questionadas por uma roteirista da própria série.

Agora, o Globo de Ouro anunciou que ampliará o número de integrantes em 50% nos próximos 18 meses, com foco em membros negros e com supervisão de consultores de diversidade. Além disso, os jornalistas que fazem parte da instituição não poderão receber itens promocionais de filmes e estúdios. 

Ocorrida em abril, a premiação do Globo de Ouro de 2021 coroou Nomadland como Melhor Filme de Drama e Borat 2: Fita de Cinema Seguinte como Melhor Filme de Comédia ou Musical. A Netflix foi o maior destaque, vencendo em nove categorias. 

Em 2021, a audiência da cerimônia desabou. De acordo com a Vulture, que classificou os números como um "desastre de proporsões épicas", a premiação foi assistida por 6,9 milhões de pessoas, em comparação aos 18,3 milhões que assistiram no ano passado.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Omelete

" " " "