11/03/2022

Beyoncé, Billie Eilish, ídolo latino e dois veteranos concorrem ao Oscar!

Billie Eilish, Sebastián Yatra, Beyoncé, Van Morrisson e Reba McEntire cantam as cinco músicas que concorrem ao Oscar de Melhor Canção Original neste ano. A edição de 2022 do Oscar acontece no dia 27 de março e é difícil apontar qual música é favorita.

 

Quem ganhou nos anos anteriores?

Nos últimos anos, as estatuetas ficaram com quem estava acostumado a ganhar Grammys, a maior premiação da música.

Lady Gaga venceu em 2019 com "Shallow", de "Nasce uma estrela". Em 2020, Elton John foi escolhido com "(I’m gonna) love me again", da cinebiografia “Rocketman”.

No ano passado, "Fight For You", do filme "Judas e o Messias Negro", deu o Oscar para a cantora H.E.R., codinome de Gabriella Wilson.

 

Beyoncé - 'Be Alive' ('King Richard')

A música faz parte da trilha de "King Richard: Criando campeãs", cinebiografia sobre o pai e treinador das irmãs tenistas Venus e Serena Williams. O filme pode dar o primeiro Oscar ao protagonista Will Smith.

"Be Alive", composta e cantada por Beyoncé, toca no fim do filme, na subida de créditos, quando cenas reais das tenistas aparecem na tela. A cantora escreveu a música após ter visto uma pré-estreia e se inspirar na história das duas atletas. A balada de arranjo épico tem versos como: 

"É tão bom estar viva, é por isso que vivo minha vida com orgulho / Você sabe o quanto temos orgulho / O quanto temos que tentar?"

 

Sebastián Yatra, 'Dos Oruguitas' ('Encanto')

Sebastián Yatra, colombiano de 27 anos, concorre com "Dos Oruguitas", da animação "Encanto". Yatra canta a música mais sensível do filme da Disney sobre uma família colombiana.

Yatra foi escolhido por Lin-Manuel Miranda, que assina a trilha sonora, depois que o compositor ouviu a balada "Adiós", música mega sentimental do cantor.

"Dos Oruguitas" é igualmente sentimental, mas foi ofuscada por "We don't talk about Bruno", música da trilha de "Encanto" que se tornou a primeira canção da Disney a liderar o Hot 100 da "Billboard" após 29 anos. Mas isso foi depois de a música ter sido preterida para tentar uma vaga no Oscar.

 

Van Morrison, 'Down to Joy' ('Belfast')

Van Morrisson, lenda do folk norte-irlandês de 76 anos, mostra que está em boa forma em "Down to Joy", do filme "Belfast", sobre um garoto vivendo na capital da Irlanda do Norte durante um conflito entre católicos e protestantes.

O cantor tem adotado discurso negacionista em depoimentos e até em letras recentes de música. Ele abandona o lado antivacina e contra quarentena para retrabalhar uma música que havia gravado em 1970, chamada "Coming Down to Joy".

Ela nunca foi oficialmente lançada, então por isso essa balada sofrida pode ser considerada uma canção original. Regravações e covers não são permitidas nesta categoria.

 

Billie Eilish, 'No time to die' ('Sem tempo para morrer')

Billie Eilish e o irmão produtor Finneas levaram o Globo de Ouro de Canção Original com essa típica trilha dos filmes de James Bond. "No time to die" está em "007 - Sem tempo para morrer", despedida emocionante de Daniel Craig como o famoso espião.

A cantora escreveu e gravou a música aos 18 anos. Com isso, ela se tornou a artista mais jovem a escrever e gravar uma faixa tema do agente secreto.

Seria a terceira vez que uma música da franquia ganharia um Oscar. Em 2013, Adele levou com "Skyfall". Três anos depois, Sam Smith venceu com "Writing's on the Wall".

 

Reba McEntire, 'Somehow you do' ('Four good days')

A grande surpresa da categoria é "Somehow you do", da atriz e cantora Reba McEntire. A rainha do country já vendeu mais de 75 milhões de discos e foi lembrada por um filme pouco prestigiado: o drama "Four Good Days", estrelado por Mila Kunis e Glenn Close.

Rebra, porém, não vai levar o Oscar para a casa se a canção vencer. Quem ganha a estatueta é a pessoa que escreveu a música: neste caso, a compositora Diana Warren.

A autora de 65 anos já foi indicada na categoria em 13 edições, mas ainda não venceu. "I Don't Want to Miss a Thing" (Aerosmith), "Because You Loved Me" (Celine Dion) e "Til It Happens to You" (Lady Gaga) estão nessa lista de quases de Warren.

 

fonte: Braulio Lorentz - g1