11/07/2022

A ficção científica mais catastrófica do ano está no Amazon Prime Video

Dado o estado dos grandes lançamentos recentes, não podemos nos dar ao luxo de virar as costas àqueles com personalidade e coragem suficientes para se afastarem da mediocridade genérica. Embora possam ser imperfeitos, há algo de apreciável nesses raros projetos que decidem abraçar a peculiaridade como um método para alcançar vida para além das imagens altamente trabalhadas dos efeitos especiais.

Por esta mesma razão, devemos apreciar que existem sempre gênios loucos - ou simplesmente loucos - como Roland Emmerich, que transformou filmes de catástrofe em cinema autoral, especialmente porque os seus filmes parecem estar entre os poucos capazes de ter a sua própria personalidade em cena. Um exemplo disto é Moonfall - Ameaça Lunar, o seu último filme, que teve um mau desempenho nas bilheteiras, mas que agora tem uma oportunidade de ouro através de streaming com a sua chegada ao Prime Video.

 

QUAL A HISTÓRIA DE MOONFALL - AMEAÇA LUNAR?

Aparentemente, não há muita complexidade na premissa do filme. Uma força estranha está fazendo com que a lua saia da sua órbita, dirigindo-se perigosamente em direção à terra. Não existe só o problema de uma colisão gigantesca, mas no processo vemos também mudanças imensas no clima, no fluxo de água do planeta e outros fenômenos de grande magnitude.

Para o impedir, temos um trio de protagonistas: uma antiga astronauta e executiva da NASA (Halle Berry), outro antigo astronauta desacreditado por avisar sobre a ameaça agora verificável (Patrick Wilson) e um teórico da conspiração obsessivo (John Bradley). Três forças com as quais Emmerich quer realçar o sacrifício e o empenho de indivíduos heroicos sobre instituições caricaturadas tanto quanto possível, para marcar seu ponto de vista. 

 

UMA DIVERSÃO ESPACIAL SEM SENTIDO?

Para além do cheiro propagandístico de empreendedores bilionários que investem em engenhocas para ir ao espaço, o filme tem algumas surpresas na manga na sua segunda metade que o estabelecem como um artefato louco de ficção científica. Naquela seção onde se explica o fenômeno que provoca o deslocamento da lua, o diretor lança muitas ideias e ambições que poderiam ser desenvolvidas numa interessante sequência. 

Tal continuação parece improvável, dado o fraco desempenho durante o seu lançamento nos cinemas, mas isso não torna o filme absolutamente descartável. Há sequências espaciais de arrepiar, trechos de desastres catastróficos de marca registada, e também o tipo de diversão sem sentido que os filmes de Emmerich não têm há muito tempo.

É sempre assim tão agradável? Não, nem sempre, mas quando o faz, consegue dar ao filme uma personalidade que o impede de cair nas armadilhas mecanizadas da maioria dos blockbusters. A sua imperfeição está ao mesmo nível da sua voracidade, e é um entretenimento alegre, com pontos altos impressionantes. Um investimento muito apropriado do seu tempo.

 

fonte: Adoro Cinema

" " " "