11/12/2023

Caetano Veloso reaviva memórias de Guadalupe.

Em 2000, ao lançar o álbum Noites do Norte, Caetano Veloso perfilou o Rio de Janeiro (RJ) no samba Meu Rio sob a ótica memorialista do estrangeiro baiano que aportou na cidade em janeiro de 1956 e lá ficou até janeiro de 1957 em ano em que formou as primeiras impressões da terra carioca ao mesmo tempo em que aprimorou a visão de Arte e da música brasileira da era do rádio.

Ainda não havia Rita Lee (1947 – 2023), mas já havia um então desconhecido João Gilberto (1931 – 2019) que mudaria tudo no próximo ano, quando Caetano já tinha voltado para a Bahia.

“Guadalupe em mim é fundação”, sentenciou o compositor na letra do samba Meu Rio, em alusão ao fato de que, naquela decisiva estada na cidade, Caetano ter morado em Guadalupe, bairro da extrema zona norte do Rio de Janeiro (RJ), já próximo da zona oeste.

“Em Meu Rio, cito explicitamente o bairro no verso 'Guadalupe em mim é fundação', em referência ao fato de o bairro ser chamado de Fundação – de Fundação da Casa Popular, o 'Minha casa, minha vida' da época – e de ter sido um período fundante da minha personalidade”, contextualiza Caetano em texto publicado nas redes sociais do artista para promover o show que o cantor fará no bairro na próxima terça-feira, 12 de dezembro.

Sim, Caetano cantará em Guadalupe 67 anos após ter morado um ano lá quando era adolescente – chegou com 13 anos e saiu com 14 – na fase em que ouvia os cantores do rádio pelos aparelhos e também no Auditório da Rádio Nacional, do qual era habitual frequentador.

Caetano reaviva as memórias das vivências em Guadalupe por ter sido convidado para fazer show no bairro na inauguração da Areninha Cultural Terra em apresentação gratuita. Convite apropriado, pois Caetano saiu de Guadalupe, mas a estadia adolescente no bairro parece permanecer eternamente na alma do artista.

“ [...] É a Pedra do Sal / Você é a Intrépida Trupe / A Lona de Guadalupe / Você é o Leme e o Pontal”, rimou o compositor em versos de Pé do meu samba, música feita para Mart'nália e lançada pela cantora como faixa-título do álbum que projetou a filha de Martinho da Vila em 2002.

A rigor, Caetano morou pela primeira vez em Guadalupe quando tinha 11 anos e veio ao Rio passar as férias do verão de 1953 / 1954. Veio na companhia da prima Lourdes Velloso, a quem chama carinhosamente de Minha Inha, a mesma que o traria de volta ao Rio no verão de 1956.

Na primeira ocasião, em 1953, o rapaz ficou na mesma casa dos primos que o abrigaria em 1956. Era a casa 22 da quadra 6 da Rua 1. Lá, Caetano viu TV pela primeira vez. De lá, o adolescente saía ocasionalmente para ir à praia e para ir à Favela do Muquiço.

São memórias impressas nas páginas do livro autobiográfico Verdade tropical (1997) e ora reavivadas por Caetano Veloso no momento em que se prepara para voltar a Guadalupe, aos 81 anos, para cantar no bairro que contribuiu para moldar a personalidade artística do baiano (bem) nascido em Santo Amaro da Purificação (BA).

 

Fonte: G1

" " " "