18/12/2023

Música de Gilberto Gil foi usada sem autorização por Tyler, The Creator.

Foi resolvida a pendenga entre Gilberto Gil e Tyler, The Creator pelo uso indevido da música Duplo sentido em campanha publicitária feita pelo rapper norte-americano. Gil receberá 50 mil dólares pela utilização da música por Tyler sem autorização prévia do compositor baiano.

Uma vez encerrado o caso de forma pacífica, cabe lembrar que Duplo sentido é um dos títulos menos conhecidos do cancioneiro de Gil.

A música foi gravada pelo próprio autor em 1973 para álbum inacabado, Cidade do Salvador, arquivado na época e lançado somente 25 anos depois na caixa Ensaio geral (1998). Naquele ano de 1973, Gil cantou Duplo sentido em alguns shows.

Só que, como Gil abortou o disco Cidade do Salvador, a primeira gravação oficial da música foi feita por Tetê da Bahia. Aliás, foi essa gravação de Tetê – apresentada em 1974 na trilha sonora da novela Ídolos de pano, da TV Tupi – que Tyler, The Creator usou sem o consentimento de Gil.

Depois de 1973, Gil nunca mais gravou Duplo sentido. Até que a música veio à tona graças à apropriação indébita do rapper norte-americano.

 

Fonte: G1

" " " "