18/12/2023

Carlos Lyra, que morreu neste sábado, fez mais de 190 músicas.

O cantor e compositor Carlos Lyra morreu neste sábado (16), aos 90 anos. Considerado um dos nomes mais importantes da bossa nova, o músico fez 196 canções ao longo de sua carreira. A informação é do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

No perfil de Lyra no Instagram, a notícia foi informada com a legenda: “É com imensa tristeza que comunicamos a passagem do compositor Carlos Lyra, nessa madrugada, de forma inesperada. A todos, agradecemos o carinho”. A causa da morte não foi informada.

Lyra fez história na música brasileira ao ser um dos principais compositores da Bossa Nova. Ele fez parcerias com outros contemporâneos que marcaram a indústria, como Vinícius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto.

Entre as músicas mais famosas estão faixas como “Você e Eu” e “Coisa Mais Linda”. Ainda segundo o Ecad, Lyra deixou 355 gravações cadastradas no banco de dados do escritório.

“Seu legado permanecerá vivo em todo o mundo e, neste momento de dor e tristeza, a instituição se solidariza com seus familiares e amigos”, informou o Ecad, em nota de pesar sobre a morte de Carlos Lyra.

Segundo a Lei de Direitos Autorais, os herdeiros do Carlos Lyra  receberão os rendimentos das músicas dele por 70 anos a partir de 2023.

 

Fonte: CNN

" " " "