O cantor e compositor João Gilberto, considerado o pai da bossa nova, morreu em 6 de julho de 2019 – cinco anos atrás. O artista deixou um legado musical que atravessou e ainda reverbera nas gerações de cantores e músicos brasileiros, além de amantes da música no geral.
João Gilberto nasceu na Bahia, em 10 de junho de 1931, e morreu no Rio de Janeiro, aos 88 anos. Foi exatamente na capital fluminense que o músico lançaria em 1958 o marco da criação da bossa nova: um disco compacto com a gravação de “Chega de Saudade”, faixa composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e “Bim Bom”, de autoria do próprio Gilberto.
Por causa da data, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) fez um levantamento sobre as faixas cadastradas oficialmente no país. De acordo com o Ecad, João Gilberto deixou mais de 16 obras musicais e 648 gravações.
O estudo tinha o objetivo de identificar quais músicas gravadas ou interpretadas por João Gilberto foram as mais tocadas de sua carreira.
Segundo o levantamento do Ecad, a música gravada na voz de João Gilberto é “Wave”. A composição é de Tom Jobim. Em seguida, aparece “Chega de Saudade”, também de Tom Jobim em parceria com Vinicius de Moraes. A canção, inclusive, foi uma das responsáveis por lançar o cantor.
Confira as músicas mais tocadas de João Gilberto:
1. “Wave”, composta por Tom Jobim
2. “Chega de Saudade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes
3. “Desafinado”, de Newton Mendonça e Tom Jobim
4. “Tim tim por tim tim”, de Geraldo Jacques e Haroldo Barbosa
5. “Doralice”, de Dorival Caymmi e Antonio Almeida
6. “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso | “Milagre”, de Dorival Caymmi
7. “Corcovado”, de Tom Jobim
8. “O Pato”, de Neuza Teixeira e Jayme Silva
9. “Só Danço Samba”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes
10.“Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi
Fonte: CNN Brasil