20/08/2024

Mutantes eternizou a beleza de Alain Delon em Balada do louco

O verso da Balada do louco – música apresentada em maio de 1972 no último álbum de estúdio do grupo Os Mutantes com a formação clássica que incluía Rita Lee (1947 – 2023) – eternizou na música brasileira a beleza soberana de Alain Delon (8 de novembro de 1935 – 18 de agosto de 2024), ator franco-suíço que saiu hoje de cena, aos 88 anos.

Considerado o mais belo dos belos atores do cinema das décadas de 1950 e 1960, Alain Delon teve a soberania estética exposta neste verso da balada lançada pelo grupo paulistano no álbum Mutantes e seus cometas no país dos Baurets (1972).

Composição de Rita Lee em parceria com Arnaldo Baptista, solista da música no disco, Balada do louco ostenta letra com a cara de Rita Lee. Existe versão, recorrente na internet, de que Arnaldo Baptista teria escrito inicialmente a letra após ter sido golpeado em aula de karatê.

No livro Uma autobiografia (2016), Rita afirma que a letra é dele, tendo sido escrita com inspiração em Arnaldo. É a versão mais crível, até porque o verso “Se eles são bonitos, sou Alain Delon” parece ser fruto de alguma paixonite de Rita pelo muso do cinema francês.

De toda forma, Balada do louco – música que ficaria mais popular a partir da gravação feita por Ney Matogrosso para o álbum Bugre (1986) – documenta para posteridade a beleza de Alain Delon, personificação estética do homem ideal.

 

♪ A propósito, Alain Delon voltou a ser citado como referência de beleza na música brasileira em 1998, 26 anos após o lançamento da Balada do louco dos Mutantes.

 

Na letra da música intitulada justamente O homem ideal, a banda de forró Magníficos cita o ator francês como modelo masculino nos versos “Tô querendo encontrar um homem romântico / Que me manda flores e bilhetes românticos / Não precisa ser Alain Delon / Não precisa ser tão lindo assim”.

A música O homem ideal foi lançada pela banda paraibana de forró eletrônico no álbum Fonte dos desejos (1998).

Fonte: G1

" " " "