Uma guitarra da marca Gretsch usada por John Lennon na gravação da famosa música dos Beatles "Paperback writer" e dada por ele a um primo deve alcançar o preço de US$ 1 milhão em um leilão a ser realizado nesta semana na Grã-Bretanha.
A casa de leilão TracksAuction.com disse que o instrumento Gretsch 6120 é uma das guitarras mais significativas de Lennon a ser comercializada nos últimos 30 anos.
"Veio direto do primo de John Lennon, que a recebeu de John Lennon em 1967 e a mantinha desde então. Então, é excepcional para colecionadores de memorabilia dos Beatles ter algo com procedência como essa", disseram os leiloeiros.
Lennon deu a guitarra a seu primo David Birch um ano depois da gravação do single no estúdio de Abbey Road, em Londres.
Birch, que cresceu com Lennon em Liverpool, disse que recebeu o instrumento após perguntar ao primo mais velho se ele tinha alguma guitarra que não quisesse mais.
"Eu fui somente atrevido o bastante para pedir a ele uma guitarra, ele me deu a Gretsch e claro que ficou muito satisfeito, simples assim, de verdade", disse Birch, hoje com 66 anos, à Reuters.
Questionado por que decidiu vender a guitarra tanto tempo depois, Birch disse: "Bem, eu não estou ficando mais jovem, tive ela por 47 anos. E estava jogada no quarto, sabe, e eu costumava pegá-la de vez em quando e tocar um pouco".
Desde que deixou a fábrica da Gretsch em Nova York, a guitarra teve somente dois proprietários registrados --Lennon e Birch.
O leilão de memorabilia de rock e pop a ser realizado esta semana também inclui uma cópia do álbum "Sargent Pepper's Lonely Hearts Club Band" autografada pelos quatro Beatles. Espera-se que o disco seja comprado por cerca de US$ 240 mil. O leilão será aberto para lances on-line na sexta-feira.
Fonte: G1 Pop e Arte