A produtora Move Concerts anunciou, nesta segunda-feira (16), que o cantor americano Lionel Richie, conhecido pelo hit "Hello", vai fazer uma turnê no Brasil no ano que vem. Ele toca no Teatro Positivo, em Curitiba, no dia 6 de março; na HSBC Arena, no Rio, no dia 8 de março; e no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 9 de março.
Ainda não foram divulgadas informações sobre início da venda de ingressos nem valor das entradas. As apresentações no Brasil fazem parte do projeto Live Music Rocks.
Considerado um ícone do soul, do funk e do R&B, Lionel Richie, que tem 66 anos, escreveu músicas como "Truly", "All night long", "You are", "Dancing on the ceiling" e "Endless love", esta última em dueto com Diana Ross. Ele já vendeu mais de 100 milhões de discos e ganhou um Oscar e quatro Grammy. Richie fez parte do grupo The Commodores, que fez sucessos com faixas como "Easy", "Still" e "Three times a lady".
Em fevereiro, ele vai ser homenageado como Personalidade do Ano na próxima edição da cerimônia do Grammy, que serão entregues em Los Angeles. Na época em anunciou a homenaem, a Academia Fonográfica informou em um comunicado ter se rendido aos "importantes feitos criativos" do artista ao longo dos anos, que lhe renderam quatro gramofones dourados.
Também elogiou seu "trabalho de caridade", que vai da luta contra a Aids, a pobreza e o tráfico de seres humanos ao respeito aos direitos humanos.
"É um autêntico privilégio homenagear Lionel, cujos presentes musicais e atividades filantrópicas tocaram milhões de pessoas em todo o mundo", destacou na ocasião Neil Portnow, diretor da Academia americana e a Fundação MusiCares, que entrega este prêmio.
A festa em homenagem a Lionel Richie acontece em 13 de fevereiro, dois dias antes da 58ª edição dos Grammy, na qual atuarão Pharrell Williams e Lady Antebellum, entre outros artistas.
Richie disse se sentir "muito orgulhoso" por receber este prêmio. "Pelo que sei, esta é a maior honra da indústria musical porque significa que você tem uma carreira. Sobreviveu à travessia", confessou.
Fonte: G1 Música