13/05/2021

Quem entrará no Hall da Fama do Rock

Foi anunciada a "Classe de 2021" do Rock And Roll Hall Of Fame, certamente uma das mais diversas até hoje, e com três pessoas que entrarão pela segunda vez na entidade. Foram selecionados, Foo Fighters, Jay Z, The Go-Go's, Todd Rundgren, Carole King e Tina Turner.

Ficaram de fora astros como Iron Maiden, Devo, o nigeriano Fela Kuti, Rage Against The Machine e, por incrível que pareça, mais uma vez, Chaka Khan - a cantora já ficou sete vezes entre os pré-selecionados.

Outros nomes farão parte do Hall da Fama em categorias separadas. Os alemães do Kraftwerk, grupo seminal na criação da música eletrônica, o cantor e compositor Gil Scott-Heron (1949-2011), que com seu canto falado acabou ajudando a criar o que seria o rap, e o bluesman Charley Patton (1891-1934) entrarão como early influences", ou seja, estão tendo o seu pioneirismo reconhecido.

Há também os membros na categoria "excelência musical": Billy Preston (1946-2006), tecladista que tocou várias lendas, de Little Richard aos Beatles (nas sessões de "Let It Be"), Randy Rhoads (1956-1982), que revolucionou a guitarra com seu trabalho nos dois primeiros álbuns solo de Ozzy Osbourne, e o rapper LL Cool J.

Dos indicados, três nomes estão entrando no Hall da Fama pela segunda vez. Dave Grohl, líder dos Foo Fighters, já está lá como ex-baterista do Nirvana. Tina Turner pela parceria que tinha com se ex-marido no Ike and Tina Turner, e Carole King, ao lado de seu também ex-marido Gerry Goffin, ganharam um prêmio pelo seu trabalho como compositores.

Turner e King, com 81 e 79 anos respectivamente, são as mais velhas da "Classe de 2021", enquanto o baterista Taylor Hawkins dos Foo Fighters, com 49, é o mais novo. Para fazer parte do Hall o artista precisa ter lançado o seu primeiro disco há, no mínimo, 25 anos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Vagalume

" " " "